PERU DE NATAL
Vamos hoje tratar de coisas mais alegres e mais apropriadas a esta quadra.Recuperei uma receita da senhora minha Mãe,que deixo disponível:
O peru tem de começar-se sempre a preparar de véspera.
Começa-se por embebedá-lo com 1 decilitro de aguardente.Mata-se quando comece a não se ter de pé.Depena-se então em seco,chamusca-se com chama da álcool desnaturado,tiram-se-lhe a cabeça e as patas ,e limpa-se de vísceras como se faz para a galinha.Depois de frio põe-se em água e sal durante duas horas.
Passado este tempo,pega-se num molho de salsa e vai-se embebendo em limão e esfregando bem com ela o peru por fora e por dentro(usar o sumo de "um" limão).Põe-se então numa caçarola,onde se rega com vinho branco e se deixa ficar até ao dia seguinte.
Para o peru:
Peru 1
Toucinho gordo 250 grs.
Azeite 1 decilitro
Banha 2 colheres de sopa
Cebola grande 1
Água quente 1 litro
Vinho branco 1/2 ltr.
Sal,noz moscada,cravinho,salsa,pimenta q.b.
Amanhado o peru de véspera como atrás se indica,procede-se agora do seguinte modo:
Cortam-se fatias delgadas do toucinho,passam-se por sal,e com o auxílio da ponta de uma faca introduzem-se entre a pele e a carne do peru(cada uma em seu sítio);deve-se ter todo o cuidado nesta operação para não estragar a pele.Em seguida recheia-se o peru e cose-se a abertura com uma linha forte e atam-se-lhe as pernas para ficar com bonita aparência.
Deita-se numa caçarola o azeite e a banha,e logo que tudo ferva deita-se-lhe dentro o peru que se deixa alourar todo por igual.Feito isto tira-se o peru para a travessa e deixa-se arrefecer.Na gordura que ficou na caçarola,que se não deve ter deixado queimar,põe-se o resto das fatias do toucinho e a cebola às rodelas;mete-se-lhe novamente o peru dentro e acrescenta-se com água quente,o vinho e especiarias.Deixa-se ferver tudo até o líquido estar quase sumido;nesta altura deita-se-lhe uma tigela de água a ferver.Vai-se voltando o peru,insistindo porém em posições de peito voltado para baixo.Quando o peru esteja a meio da cozedura mete-se no forno;puxa-se de vez em quando para a entrada,rega-se com a própria calda e pica-se com o garfo.
Depois de assado serve-se com ameixas secas cozidas em vinho tinto,rodelas de limão e batatas em palha.
Para o recheio:
Lombo de porco 500 grs.
Gemas 6
Pão ralado 1 colher de sopa
Sal,noz moscada,pimenta,limão q.b.
Vinho branco 1 decilitro
Louro 1 folha
Assa-se o lombo temperado de sal,pimenta,noz moscada,louro e vinho branco;passa-se depois pela máquina e liga_se com as gemas de ovos,o pão ralado e o sumo do limão.
E agora,bom apetite.
3 comentários:
Já cheira ,meu amigo, já cheira!...
Receitas antigas é o melhor que há!
Que se dane a dieta, nestes dias, há que viver um pouquinho consolados, ora essa!
Muito obrigado pela partilha deste pitéu da Senhora sua mãe.
Um abraço.
jorge G.
Não o fazia virado para essas artes...
Olhe que ainda que eu não seja grande apreciador de aves (à mesa, claro), fez-me crescer água na boca...
Bom, é que o pássaro, em si, é uma coisa... Mas os temperos, os condimentos, "aquela mão" e vários outros pormenores é que fazem com que o objecto comum passe a ser uma "obra de arte"...
Não é mesmo?
Bom apetite, Bom Natal e um ano de 2007 que consiga deixar boa memória...
(Claro que isto é uma antecipação, por mor da iguaria apresentada, mas até lá ainda nos falamos - falamos, mesmo, não "falamos")
Abraço
ZL, ou diga, moitacarrasco
Eu estou sempre virado para comer boas coisas...
MOITACARRASCO de certeza que ainda nos vamos falar e,quem sabe,provar alguns belíssimos pratos.
Enviar um comentário