quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Imagens recentes, de uma escavação recente, cerca de 6.300 anos mais recentes!

Depois de ver aquela imagem de um Neolítico lá tão longe e tão hermético, imagino, aos olhos de leigos (a estrutura ainda tinha os testemunhos e tudo!, nem estava aberta em área ainda) achei que talvez os espreitadores deste blogue gostassem de ver esta imagem. É igualmente hermética talvez, mas pelo menos dá para reconhecer uma calçada, que se supõe ser de um arruamento da antiga Vila de Dentro, na Tomar medieval.
Até D. Manuel ter uma veneta e mandar arrasar (ipsis verbis) a vila que se abrigava dentro das muralhas que hoje rodeiam o Convento de Cristo, obrigando todos a sair para ir habitar a Vila de Baixo (onde hoje está, junto ao rio Nabão) a vila era lá em cima (pelo menos entre o século XII/XIII e o XVI, neste local específico; mas sabe-se que a ocupação do morro remonta aos romanos na área dentro do castelo). Estes vestígios testemunham que, de facto , isso aconteceu.

Não saberemos mais se não se alargar a área escavada, por razões óbvias, mas são as primeiras imagens que se tem dessa Vila de Dentro desde que foi arrasada, em meados do XVI, para se aterrar e construir os terraços para os jardins e pomares dos freires de Cristo. As pedras das casas desmontadas devem ter sido aproveitadas na obra do convento, que passou a ser de clausura e ter seis claustros. Para quem não conhece, vale a pena a visita.

Por agora têm de se contentar com isto!

2 comentários:

aminhapele disse...

Bom trabalho,minha querida.
Beijo grande.

Unknown disse...

Gostei de ver e de saber. Parece que deixaste a calçada bem varridinha...

Carpe Diem!
Beijinhos,
Isabel