domingo, 22 de abril de 2007

Extrema Direita em Portugal

Finalmente, cedi à pressão para abordar este tema no pedecabra! Considero-o um tema bastante complexo e sinto o peso da responsabilidade de o abordar! Talvez não tanto pela sua ideologia propriamente dita mas pela situação geográfica: a sua manifestação em Portugal!!


Portugal que, à época da II Guerra Mundial, pouco sabia do que se passava além fronteiras!! Historicamente, não sonhámos com Hitler e o seu mundo perfeito, aliado à "limpeza" de tudo o que representava a destruição da pureza ideológica e essencial do seu Império Nazi. Por essa altura, procurávamos manter low profile e sobreviver, sem combater os alemães mas a pagar o preço da guerra em fome e miséria!! Por isso, tentar encontrar raízes da ideologia de "Mein Kampf" nessa época, em Portugal, parece-me antagónico! Até porque já tínhamos a nossa quota parte de fascismo!!




Em Portugal, importámos os ideais neo-nazis como importámos a postura hip-hop! Ambos bebem na mesma fonte: a necessidade de se situar politicamente em relação ao próximo, unidos pela mesma perspectiva da vida! (Cada qual, a sua, nem entendido!)




Como compreender a identificação que o portugês poderá sentir em relação aos valores propagandeados pela extrema direita? Para tentar resoponder a esta pergunta, estive a rever o "América Proibida". Para além de excelente, aborda o tema a cru (mais um excelente desempenho de Edward Norton!!) e procura por a nu a vacuidade destas crenças. Assistimos a todo um complexo sistema de angariação de adeptos entre os marginais mais insatisfeitos e enraivecidos da sociedade, propensos à adesão de ideias como a xenofobia ou o racismo. Ali, o enredo passa-se num ambiente de gangs, de desemprego, de imigração... Eu sei, eu sei, é melhor não ir por aqui!!...




Mas os eventos mais recentes fazem-me pensar que a existência destes pequenos exércitos (veja-se o arsenal bélico apreendido pelas autoridades!!), angariados entre as pobrezas de espírito e humana, um pouco por toda a parte, é um facto incontornável!! Eles andam aí!! Olhem as eleições francesas, quando é que o Le Pen vai deixar de ter menos de 11%??

Passou-se o mesmo com as nossas eleições directas, no CDS! Nas sondagens, a vitória quase que ía para o Ribeiro e Castro. Quem assumiria, a não ser por voto secreto, que iria mais ao "extremo"?? Já para não falar do Salazar como "grande português"!!...

Resumindo e concluindo, o neo-nazismo encontrou terreno fértil neste país! E vai-se fazendo notar!!!...

10 comentários:

Eduquês disse...

Gosto de ver um português a defender a superioridade ariana. Logo nós que somos latinos e estávamos quase no final da escala de pureza elaborada pelos ditos cujos.
Sempre gostava de ver os portugueses nos trabalhos de alguns imigrantes.

Eduquês disse...

Chegou mais um sítio para cuscar.
http://pedagoges.blogspot.com/

aminhapele disse...

Zoika demorou a postar,mas fê-lo com grande limpeza.
Bom poste.
Beijo.

greentea disse...

é importante não calar, não esquecer!
Chamar a atenção para estes filhos de agora que nasceram todos em berço de ouro, não passaram fome, continuam a estudar à conta dos papás ainda aos trinta anos , a viver em casa dos papás, a abancar em casa dos papás agora e sempre, a deixarem por lá os filhos, quando os têm, para os papás tomarem conta
ainda me lembro de maio 68, lembro do 25 abril, lembro das dificuldades enorme s deste pais , sempre atrazado em relação à outra europa, dos meninos marçanos que aos 10 anos vinham da terra para ajudar na mercearia do padrinho ou do tio, das meninas-criadas que vinham para "servir" em Lisboa, de todos aqueles que acaabado o curso comercial ou industrial aos 15 anos estavam a trabalhar fosse como fosse porque o seu salário fazia falta lá em casa...e tantos outros.
Havia empregos, arranjava-se part-times , faziam-se cursos à noite em pós-laboral. As pessoas tinham pressa em sair da casa dos pais porque regra geral o ambiente era pesado...hoje tudo vem de feição e vão ficando, ficando ...
entretanto divertem-se a brincar aos skinheads ou aos cowboys, querendo apagar o que hitler trouxe ao mundo!

Vivi em África depois da era colonialista. Dos chamados pretos só trouxe boas recordações, nunca nenhum me prejudicou, me fez mal , me injuriou ou caluniou. Dos brancos já não posso dizer o mesmo, porque nesta vida quem sempre me prejudicou ou trouxe problemas foram os belos dos branquinhos.!

Um abraço

Jorge P. Guedes disse...

ZOIKA:

Concordo em absoluto que este é um fenómeno de importação relativamente recente e uma macaqueação do que de pior se produz por outra paragens.

O que me preocupa é o encolher de ombros com que muitos responsáveis vêem estas criaturas.
Agora poucos, amanhã quantos serão?

Um abraço. e parabéns pela abordagem do tema, mas não devemos dar-lhes muita publicidade...pois isso querem eles!
Concorda comigo?

Zoika disse...

Caro JPG,
agradeço as suas palavras mas permita-me discordar que o fenómeno em si não merece a pena explorar. Claro que o ideal seria a abordagem do tema sem pecar com a "propaganda gratuita"! Não concorda?

Meg disse...

Palavra a palavra, até ao fim, subscrevo tudo o que a Green disse.
Tudo... nem uma palavra a menos...
Um abraço

Anónimo disse...

Zoika!
É pouco comum “ouvirmos” falar assim os mais jovens.
Congratulo-me pela sua “ousadia”.
Não me resta qualquer dúvida de que muitos de vocês receberam e entenderam a mensagem. E também querem levar a carta a Garcia.
Bravo, a todos.

abraço
mc

Anónimo disse...

Ó rica!
Atão a querida não pecebe qu’a gente, portanto, tem de oferecer ao povinho (que rico e que doce) o pão e circo que nos pede, prontos?
Temos de lhe dar, prontos, coisinhas ligeiras, leves... Nada que faça pensar muito, pecebe?
Prontos, portanto, assim qualquer coisa que não canse muito, prontos, pecebeu?
É qu’o povo já está tão cansadinho, portanto...
Ó querida! Não s’apoquente!
PECEBE, portanto?
Sua
mrp

aminhapele disse...

Ó mrp,não percebi bem devido à minha surdez.
A rica reminou com yours ou com horse?!
A minha acompanhante vai-me lendo os seus folhetins,mas tenho dificuldade em perceber.
Parece-me sempre o mesmo.
Um pastelinho,rica,ou prefere um croquete?!