quinta-feira, 22 de maio de 2008

ANÁLISE FINANCEIRA


Esta é uma grande lição,vinda do outro lado do Oceano,e que devia ser assinada pelo GD.
Acontece que ele ficou eufórico,com a grande vitória do seu FLU sobre o S.Paulo,na eliminatória dos quartos de final da Taça dos Libertadores e,a esta hora,ou está a dormir ou ainda não terminou a ronda de "umas e outras"...
Assim,aí vai,tentando respeitar a grafia original:

Uma mulher escreveu para um site financeiro pedindo dicas sobre como arrumar marido rico.Só isso já é insólito,mas o melhor da história é que um cara,possivelmente um economista ou investidor,deu a ela uma resposta bem fundamentada.
Mensagem dela:
"Sou uma garota linda(maravilhosamente linda) de 25 anos.Sou bem articulada e tenho classe.Estou querendo me casar com alguém que ganhe no mínimo meio milhão de dólares por ano.Tem algum homem que ganhe 500 mil ou mais neste site?Ou esposas de gente que ganhe isso?
Vocês poderiam mandar algumas dicas?
Namorei um homem de negócios que ganha por volta de 200 a 250 mil,mas não consigo passar disso e 250 mil não me vão fazer morar em Central Park West...
Conheço uma mulher da minha aula de ioga que casou com um banqueiro e vive em Tribeca,e ela não é tão bonita quanto eu,nem é inteligente.Então,o que ela fez certo que eu não fiz?Como eu chego ao nível dela?
CHRIS S..."
Resposta DELE:
"Li seu anúncio com grande interesse,pensei cuidadosamente sobre seu dilema e fiz uma análise da situação.
Primeiramente,não estou gastando do seu tempo,pois me qualifico como um homem que atende seu orçamento;ou seja,eu ganho mais de 500 mil por ano.
Isto posto,considero os fatos da seguinte forma:sua oferta,quando vista da perspectiva de um homem como eu,é simplesmente um péssimo negócio.Eis o porquê:deixando as firulas de lado,o que você sugere é uma negociação simples.Você entra com sua beleza física e eu entro com o dinheiro.Ótimo,fácil.
Mas tem um problema.Sua aparência vai se acabando e meu dinheiro vai continuar existindo,perpetuamente.
De fato é bem possível que meus rendimentos aumentem,mas é certeza absoluta que você não vai ficar nem um pouco mais bonita!
Assim,em termos econômicos,*você é um ativo sofrendo depreciação e eu sou um ativo rendendo dividendos*.Você não somente sofre depreciação,como esta depreciação é progressiva,sempre aumenta!
Explicando,você tem 25 anos hoje e deve continuar gostosa pelos próximos 5/10 anos,mas sempre um pouco menos a cada ano.O fim da sua aparência começa cedo e em alguns anos você já estará acabada!Então,usando o linguajar de Wall Street,*nós chamaríamos de "trading position"(posição para comercializar),e não de "buy and hold"(compre e retenha) que é o que você deseja...daí o problema casamento*.
Não faz sentido,do ponto de vista dos negócios,"comprar"você(que é o que você quer),portanto "prefiro alugá-la".Se você estiver pensando que estou sendo cruel,eu tenho a dizer o seguinte:
se meu dinheiro vai se acabar,você também vai.Então,quando sua beleza se esvair eu tenho que ter uma opção de saída.É simples,assim.
Um negócio razoável,portanto,é um namoro e não um casamento.Paralelamente a isso,bem no início da minha carreira,me ensinaram sobre mercados eficientes.Assim,eu me pergunto como uma garota "articulada,com classe e maravilhosamente linda" como você,ainda não achou seu tio Sukita.Acho difícil acreditar que você é tão bonita quanto diz e os 500 mil ainda não te encontraram,nem que fosse para um "test drive".
Por sinal,sempre há um jeito de você descobrir como ganhar dinheiro por conta própria,para que não precisemos de ter essas conversas difíceis.
Com tudo isso dito,devo dizer que você está tentando da maneira certa.É a clássica "capitalização via golpe do baú".
Espero que tenha sido útil e,se quiser negociar um contrato de aluguel,fale comigo."

2 comentários:

Anónimo disse...

Se a minina não for loura, loura, loura... creio que ela arrumaria uma boa resposta ao arrazoado do sujeitinho careta e presumido.

Digo eu.

mc

Sei que existes disse...

Sinceramente, acho que ela teve uma resposta mesmo à altura ao seu pedido...
A beleza fisíca não é para toda a vida, pois tanto o passar dos anos como um acidente tipo queimadura ou golpes fisicos (derivados de uma assalto, embate de automóvel...) acaba com toda essa beleza fisica a que habitualmente as pessoas ou sociedade dá tanta importância... a verdadeira beleza e inteligência vem do interior de cada um, dos sentimento e formas de viver a vida, pois isso sim, pode ser eterno e melhorar em grande escala com o passar dos anos ou qualquer tipo de acidente!...
Beijo grande