sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

COM PALAS NOS OLHOS


Não sei se as palas são só nos olhos...
Às vezes,ao que parece,também ficam com o cérebro tapado!
Quando fui obrigado a ir para a tropa,abandonando o meu Curso,fui parar a Mafra,para frequentar o C.O.M.
Vários pelotões,da minha Companhia de Instrução,eram maioritàriamente preenchidos por ex-seminaristas.
Foi através deles que conheci o anti-clericalismo militante!
O objectivo daqueles "cadetes" era demonstrarem que ninguém os igualava no seu ódio contra os padres...
Esqueciam os 10 anos que tinham passado no Semunário,a educação que tinham conseguido (a maior parte deles,se não tivesse ido para o Seminário nem sequer tinha aprendido a ler e a escrever...
Tudo o que fosse demonstrar a vontade de "chocar" os outros,desde o espírito de libertinagem até à completa bandalheira,era com eles...
Honestidade intelectual?!
Desapareceu,como por encanto.
É a sensação que tenho hoje,ao ler algumas vitalinárias que,sem vergonha,passaram uma esponja no passado,utilizando a inteligência para dizrem e desdizerem em meia dúzia de linhas.
Parecem uma mistura de monárquicos com neo-liberais,dando sentenças absurdas e,sem qualquer rebuço,recorrem à desonestidade intelectual.
O mundo vai estando para eles...
Peço desculpa aos burros,que não mereciam ser tão mal comparados.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ah, bom!
Estava a ver que se ia esquecer de pedir desculpa aos pobres animais... (aos representados na imagem, está bem de ver...)
mc