sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

ECOS DA CRISE


Desde que me conheço,sempre estive em "crise"...
A verdade é que,nos últimos anos,os ecos vão sendo mais sonoros e afectando uma classe em vias de extinção:a chamada,impropriamente a meu ver,classe média.
Hoje,a pobreza envergonhada faz-se notar.
Aqui ficam alguns "ecos".
Amanhã,vou ter falta.
Não tenho dinheiro para a gasolina,nem transportes para a escola!
Já recorri ao crédito do subsídio de férias e,mesmo assim,não chega...
É uma vergonha!
Tenho faltado às reuniões da....(IPSS) e já não pago quotas há um ano.
Gostava de continuar a ajudar,mas o dinheiro já não chega para mim.
Abandonei o "voluntariado"!Eu e mais oito!
Estavam a dar-nos TRABALHO,depois de despedirem os tarefeiros...
Tenho o trabalho em risco!
Um sobrinho do vereador esteve aqui a estagiar e já me avisaram que ele tem o perfil correcto para o lugar...
Não,minha amiga.Este ano não poderemos ir aí.
O António teve que ser operado...
Bem.Não se preocupem conosco.
Por enquanto vamos tendo que comer.
Este Natal,simpaticamente,até nos trouxeram o bacalhau a casa e a vizinha ofereceu-nos uma garrafa de vinho do Porto.
Família?!
Tenho.
Há muito que não aparece.
Também há muito que deixei de ter dinheiro...
Como é lindo o teu bébé,Maria!
Mas agora,que tens tempo,terás que voltar a cuidar da imagem.Andas com um aspecto desleixado...
O Xiquinho é filho da minha primeira nora.Ela foi-se embora!
Então e o Francisco?
Continua lá em casa.Coitado,farta-se de estudar...
Já vai na terceira licenciatura!
O único emprego que arranjou foi como "caixa" no Continente.
Agora,a segunda rapariga que vive com ele,também era empregada numa "boutique" e é formada.Mas os jovens não têm emprego!
E as coisas estão más:nunca mais acabamos de pagar as prestações do carro dele...
Eles até estão a pensar saír do país:o Francisco está a ver se o Pai consegue arranjar 10.000 euros,para ele ir tentar a vida na China...
Fechámos a mercearia.
Há dois anos que não dava para pagar a renda,nem a empregada.
As pessoas vão ao hipermercado e pagam em dinheiro.
Aqui era para "apontar"...
Tivemos que fechar.
É triste.Ficaram lá 60 anos de vida.
Melhores tempos virão...


2 comentários:

Beth/Lilás disse...

Oláaaaaaa!
Estou sentindo uma certa decepção com os dias atuais, mas não seria isso um pessimismo antecipado?!
Vamos lá, força e coragem para os novos tempos!
Feliz Ano Novo!
abraço carioca

Anónimo disse...

Ecos... Mas dos que ressoam e incomodam...

(A imagem fez-me lembrar o "bolsista anónimo")
mc