sábado, 21 de outubro de 2006

CHULO!
Depois de ler ,ver e ouvir várias notícias sobre futebol,dei por mim exaltadíssimo a gritar CHULO!
Mais calmo,resolvi ir consultar o meu velho dicionário e vislumbrar o significado do meu grito e de outras palavras associadas.
Fui ao velhinho DICIONÁRIO de PORTIGUÊS (2ªEdição) da PORTO EDITORA LDA. por J.ALMEIDA COSTA e A.SAMPAIO E MELO e eis o resultado da consulta:
CHULO adj. Próprio da ralé;grosseiro;rústico;soez;lascivo
s.m. fadista
PROXENETA s.2 gén. Pessoa medianeira em negócios amorosos
EMPREENDEDOR adj. e sm. Que ou aquele que empreende;arrojado;activo
EMPRESÁRIO s.m. Aquele que empreende um negócio,indústria,etc.;gerente
de uma empresa,especialmente teatro ou casa de diversões
A partir daqui deixei para outro dia a consulta sobre 'traficante'...
É o que dá termos tempos livres ao sábado.
Uma pessoa começa a matutar,cola as notícias e lembra-se de comparar as alternadeiras com futebolistas,os "empresários" com chulos e por aí adiante.
Ainda por cima,a propósito de impostos,vemos os donos do negócio completamente "ajardinados" e um sindicalista exasperado porque os trabalhadores têm salários em atrazo e não há respeito pelos contratos paralelos...
E querem ÁRBITROS profissionais!
Lembram-se os "árbitros" são aquelas boas almas,isentas e acima de qualquer suspeita,que têm as suas profissões e fazem uns biscates para a indústria do futebol à média de 600 contos por mês.
Pagam os camelos.
Ainda bem que o meu Dicionário é muito antigo e me ajuda,senão ainda pensavam que estava a insultar alguém.

Sem comentários: