quarta-feira, 25 de outubro de 2006

TRANSPORTES COLECTIVOS
Sou um utente diário dos SMTUC,isto é,transportes colectivos de Coimbra.
Aviso,desde já,que não tenho grandes motivos para reparos...
Um utente dos colectivos goza do privilégio de estar sempre actualizado,não só ao que se passa em Coimbra mas também ao pulsar do pessoal em relação a quem nos (des)governa.
Provàvelmente os jornalistas e os políticos,que têm um olfacto demasiado apurado e uma carteira demasiado cheia,desconhecem o pulsar do pessoal...
Conto-vos um episódio de hoje.
Numa paragem entram duas jovens,24/25 anos,com as suas pastas universitárias,com um aspecto muito melhor que excelente,com umas roupas de tarar,enfim como diz o pessoal BOAS COMÓ MILHO o que fez com que a maioria dos passageiros não as largasse de vista.
As duas ocuparam os lugares destinados a doentes,deficientes,velhos,etc. e,com os seus sacos de compras,
preencheram os lugares destinados a 4 pessoas.
As minorias,que ainda não as tinham debaixo de olho,também passaram a fixá-las.
Perfeitamente àvontade,as miudas traçaram a perna daquela maneira que eu gosto de ver e,entre toques de telemóvel,conversaram de maneira a todo o autocarro ouvir.
Eram as duas estudantes universitárias,na Universidade de Coimbra,bolseiras do seu país e já cá estão há 5 anos.
Pela conversa,nenhuma deve ter passado do 1º ano.
O país delas paga-lhes a Bolsa com grande atrazo,o que as obriga a fazerem uns biscates de vez em quando.Quando estou a dizer biscates,estou a falar de trabalho em restaurantes,standes,etc.
O país delas também terá um acordo com o senhorio da casa que elas habitam,o que não lhes dá problemas de renda de casa.
Para comer,os Serviços Sociais da Universidade dão-lhes as senhas necessárias que elas aproveitam quando não têm melhor opção.
Como são estudantes utilizam os mesmos transportes que eu,mas quase de borla.
Mas não é tudo.
Como têm feito uns biscates,estão desempregadas e recebem o subsídio a que têm direito.
Uma delas vinha de uma entrevista para recepcionista de um Hotel.
Mas ela irá recusar porque só lhe pagam 540 euros e não lhe dão o fim de semana.Para isso,prefere receber os 350 euros sem fazer nada.
O que a malta aprende num autocarro...

1 comentário:

jlf disse...

Um video não nos permitiria "VER" melhor o "lance".
O "microfone" estava devidamente assestado (uma sorte e uma maravilha)... Depois aqueles zooms (grande plano das pequenas, aspecto geral e das roupas), zoom mais afastado mostrando a reacção (calculo que por parte de alguns... um bocado alarve... E bem pouco discreta), novo grande plano para o "saboroso" e "apelativo" cruzar de pernas das miúdas - sempre com um ar absolutamente des-preocupado...

Depois de novo o indiscreto microfone (sempre assossiado à câmara) gravando todo aquele despautério, revelando, melhor, confirmando índoles que não levam longe estas gerações e a nossa aldeia global...

Bom apontamento.

moitacarrasco