segunda-feira, 9 de outubro de 2006

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO CENTRO
Ora aqui está um tema que,em blogue,nunca abordei.
Hoje,alguns amigos,conseguiram convencer-me.
Desde já assumo que fui dirigente deste Sindicato e assumo com orgulho,reconhecendo alguns erros (meus,evidentemente)
e até alguns "pecaditos"
Dito isto,vamos à matéria:
O SBC vive a situação desagradável de ter passado por eleições,com reultados impugnados judicialmente,e com uma Direcção à espera de sentença judicial.Uma Direcção,compreensìvelmente,fraca.Até porque está partida,meio por meio,em relação às listas que se apresentaram a votação e que hoje esperam que os tribunais resolvam.
Não tenho palpites sobre quem terá razão.Tenho a minha opinião que,por enquanto,não é para aqui chamada.
Por isso,regresso ao passado e aponto,no meu ponto de vista,alguns males de nascença e que então eu próprio defendi:
1.DIREITO DE TENDÊNCIA No processo de democratização sindical de então,foi um grande avanço.Suponho que,nessa altura,apenas o Sindicato dos Professores,por influência do MES,o tinha conseguido.
2.SAMS Sempre defendi que o nosso sistema de saúde não deveria ser gratuito.O sócio tinha que o pagar,para manter as vantajens em relação ao SNS.Porque,não esqueçamos,tínhamos e mantínhamos um sistema de saúde por todos invejado.
3.ESTRUTURA SINDICAL Suponho que aqui,começam os grandes problemas.
A partir de determinada altura,os Estatutos foram de tal forma BLINDADOS que,na prática,impediam os sócios de opinar vàlidamente,de se apresentarem a votos tendo-lhes sido apenas oferecido uma ASSEMBLEIA GERAL,em que se podera dizer SIM ou NÃO a questões que eles também não tinham escolhido.
No meu entender,o SBC afastou os sócios.
Os seus dirigentes,decidindo casuísticamente ao sabor de humores e de tendências,foram progressivamente aumentando o afastamento dos sócios.
Chegando aqui,verificamos que o SBC sofre do mesmo mal que a generalidade do movimento associativo.
Os sócios das associações,na generalidade,não se revêem nos seus dirigentes.Falemos de partidos.de clubes de futebol,de cooperativas,de empresas,etc.
Creio sinceramente que há que mudar ràpidamente a organização,a estrutura e o objectivo do SBC sob pena de se transformar numa associação que apodrecerá por si.
Por tudo o que sei este é o fim a que nenhum sócio quer assistir.
Aos amigos que me entusiasmaram a opinar,aqui está.
Agradeço que comentem.
Advirto que não tenho blogue aberto para os pretendam apenas "avacalhar".
Sou o sócio 3311 do SBC

Sem comentários: