sexta-feira, 6 de outubro de 2006

O referendo ao aborto

Sou um dos muitos que,conscientemente,se abstiveram de votar no último referendo.
Eu e outros,entendemos que é uma matéria de consciência e,por isso,não referendável.
É verdade que sempre pensámos que o SIM ganharia e por isso não tivemos preocupação de maior.
Hoje constatamos que faz parte de uma guerra DIREITA/ESQUERDA,seja lá o que isso for.
O aborto não tem a ver com essas questões.
Tem a ver sim com filhos que ainda não têm possibidades de ser assumidos,que vêm demasiado tarde para que a família ainda os possa assumir (sem estragar o núcleo familiar),ou têm malformações que a família não está em condições de suportar sem ferir de morte o seu núcleo.
Só quem passou por alguma destas situações e teve que decidir,poderá avaliar a violência íntima suportada em cada caso,que provocaram marcas fortes durante toda a sua vida.
Creio que bastaria uma alteração ao Código Penal para resolver definitivamente a situação.
Se enveredarmos por campanhas políticas,vamos ter que aguentar com a demagogia estúpida dos dois lados...
Teremos também que abrir os serviços hospitalares sem hipócritas objecções de consciência(muitas vezes é-se objector no Hospital,mas não na Clínica).
E as mulheres,mais feridas e violentadas nesta sua decisão,são católicas,agnósticas,de esquerda,de direita,de clases altas,médias e baixas.
Desta vez,por os políticos quererem lavar as mãos como Pilatos,irei votar SIM PELA DESPENALIZAÇÃO.

2 comentários:

aminhapele disse...

Lembro-me de ter acompanhado, com particular interesse, a 1ª votação na Assembleia da República, antes do referendo. Lembro-me que, na contagem dos votos, foi anunciado um resultado positivo!... Durante breves minutos, senti que estávamos num país em mudança, que os deputados chamados à votação, ou a sua maioria, também estavam fartos da quantidade de hipocrisias que toda esta questão envolve!! Que também os enjoava o mote do "sim à vida" e tudo o que estava por trás dele!! Foram breves minutos de esperança e expectativa num país que AINDA se está a livrar do fascismo... Parecia um passo em frente!!...
Claro que tudo terminou quando foi "desencantado" (não se sabe muito bem como!) um deputado (ou mais que um, já não sei!!...) e lhe foi pedido para relembrar o presidente da AR acerca do seu voto! Estava a acompanhar em directo a votação e, durante os breves minutos que demorou encontrarem o fulano (que, entretanto, se tinha ausentado da sala) tive orgulho nomeu País eno seu Governo!!...
Depois...
Não sei o que aconteceu!!... Voltou tudo ao mesmo... o desencanto com o país e os seus governantes... a perda da luta contra o fascismo e a hipocrisia... até hoje!!
Voltou tudo ao mesmo!!!
Vamos voltar a assistir ao esgrimir de opiniões e pressões que nada têm a ver com o cerne do que está para ser referendado!!!...
Ninguém pergunta a opinião às adolescentes abandonadas à sua sorte, às mães sobrecarregadas com as suas obrigações familiares e profissionais e sem incentivos para tornar a dar à luz... Só falam totós de boas famílias, também eles carregadinhos de histórias de abortos clandestinos na família mas que desconhecem ou não querem saber (excluindo os legais em Espanha e outros países, claro!) e deixa-se ao nosso povo, este ainda com um nível preocupante de analabetização e acabado de sair de cima do peso da mentalidade hipócrita de outros tempos, para decidir pelas mulheres... Por todas as mulheres que têm de passar pela violência de uma decisão e, por vezes, pela violência de um acto contra-natura, muitas vezes efectuado por uma amiga da vizinha que foi parteira noutros tempos. Para aproximar-nos da violência da questão, lembremo-nos da expressão utilizada para estas situações em alguns lugares: "desmanchos"!!

aminhapele disse...

A autoria do último comentário pertence a ZOIKA que, infelizmente, ainda não conseguiu ultrapassar o factor "aselhice informática". O seu a seu dono!!