domingo, 8 de outubro de 2006

PESPORRA

Ora aqui está uma palavra interessante!!...

A sua origem parece africana mas... a minha ignorância não me permite tecer mais comentários!!... E o meu dicionário também não tem nada a acrescentar!!!...

Detectei alguma cumplicidade entre o prezado visitante ZLF e o caríssimo autor do PEDECABRA quando comenta a escolha do endereço. Poderão os estimados cavalheiros elucidar esta alma ingénua acerca do que é "estar pesporrenta"?

E por falar no prezado visitante, o PEDECABRA aconselha vivamente uma visita às suas "Notas e Reflexões" em blogspot.com, entre outros já apontados. Está bem elaborado e, corajosamente, tem um sitemeter!!... Ah! Também tem um relógio para o caso de andar alguém perdido em devaneios e esquecer das horas!!...

Zoika

3 comentários:

aminhapele disse...

Pesporrência
s.f. Arrogância;basófia;entono ridículo.

DICIONÁRIO DE PORTUGUÊS
2ªEdição
PORTO EDITORA LDA.
por
J.ALMEIDA COSTA e A.SAMPAIO E MELO

Zoika disse...

DICIONÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Francisco Torrinha
Actualização: Isabel Casanova
Editorial Notícias
1ª edição: Julho de 1999

(...)????!!!

aminhapele disse...

Bem aparecida,ZOIKA!
Há sangue novo que é de primeira.
Não desespero.Bem pelo contrário.
Quando me dedicava à astrologia e ciências afins,não havia Prof KARMA,ou PAULO CARDOSO,ou MAIA,ou FLORIBELA,ou Prof KARAMBA que não me rendesse homrnagem.(Isto,sem sombra de pesporrência).E a verdade é que não perdoava um cêntimo(nesses idos,um tostão) das minhas consultas aos meus consulentes.
Hoje,que me virei para a Botânica,estou assim:só abébias.Não cobro um chavo.
Siga,pois,a música.
PESPORRA não faço ideia de em que dicionário encontrar.
Mas palpita-me que nos do Bairro do PICA-PAU AMARELO.ou da COVA DA MOURA,do CASAL VENTOSO ou do INGOTE.
O termo mais forte é,por certo,usado com vários prefixos e sufixos.
Quanto a PESPORRÊNCIA,é termo que foi arrancado do baú das recordações vocabulares(nos dicionários comprados nas livrarias,salvo,calculo,no Torrinha),para poder mimosear,mais condignamente,quando os adjectivos eram insuficientes,sujeitos tipo Mário Soares e Paulo Portas:prosápia balofa;arrogância.(Naqueles Bairros-considerados grandes referências em múltiplas matérias-sintetizam:CAGANÇA).
Daí é fácil derivar para PESPORRENTO.
Trata-se de uma PESPORRA:se não apanhou uma carrada de piolhos foi infectado com uma virose de PESPORRÊNCIA...Certo e sabido.
Seu
MOITACARRASCO