sábado, 7 de outubro de 2006

ZÉ MANEL DOS OSSOS

É um sítio de família e um dos meus escritórios favoritos.
Há mais de vinte anos,bastante mais,que lá estou todos os dias a almoçar.
O meu horário é pouco comum,pois almoço cerca das 3 da tarde.
É um local de culto.
O velho Zé Manel partiu para banhos há vários anos,o que só lhe fez bem,e quando aparece vem com uma pele de menino(dizem que anda a aplicar BOTOX),cada vez mais quadrado e mais maluco.
É smpre uma grande alegria revê-lo.
Os seus antigos empregados,que eu conheci meninos - mal se viam atrás do balcão,é que gerem o tasco e,honra lhes seja,não deixam nada mal o nome do velho.
Tenho a sorte de ali conviver diariamente com pessoas das mais variadas profissões e camadas sociais,o que só me enriquece.
Destaco um velho armazenista,que come ali há quase 50 anos e ainda não morreu,empresário de sucesso e ex-Presidente de um clube da cidade,apregoa força na verga até mais não...
Um médico de nomeada,especialista a operar cataratas a laser e que parece que faz descontos aos ceguinhos do Sporting...
Um próspero industrial de caixões que até é autarca...
Uns contabilistas que se esforçam para que os seus clientes não fujam ao fisco...
Alguns advogados que fazem pela vida...
Uma família inteira benfiquista,em que a senhora é mais fanática que os NONAME...
Uns polícias que se esforçam por cumprir o seu dever,mas que têm razões de queixa de quem governa...
Enfim,uma panóplia de actividades que me permite perceber alguns políticos quando eles dizem que mergulharam no país profundo.
Não identifiquei ninguém porque não lhes pedi autorização e,também,porque ficam a faltar muitos outros.
Mas,quando vierem a Coimbra,não percam esta tasca.
Fica na baixinha,nas traseiras do ASTÓRIA,no Beco do Forno.
Venham preparados para ouvir as bocas do RUI e do MÁRIO(as tais criancitas que estavam atrás do balcão),aceitem as sugestões do JORGE(grande mestre de cozinha) e o ar desengonçado,tipo D.Quichote,do CARLITOS na copa.
É uma grande equipe.
Vão lá,até podem dizer que foi o PEDECABRA que sugeriu,mas não digam mal do BENFICA...

2 comentários:

aminhapele disse...

Também tive a felicidade de conhecer o Sr Zé Manel e de frequentar, tanto quanto me era possível, o famoso Zé Manel dos Ossos aquando da minha breve passagem de meia dúzia de anos nessa cidade universitária!!!... Tive ainda a honra de chegar a assinar o Livro de Honra e de conhecer uma célebre personagem conhecido como "Sapatilha" por aquelas bandas!!... Foi nessa noite que conheci a famosa "bidonga"! Um digestivo "artesanal" para os mais resistentes!!!...
Ah! Não queiram conhecer o Livro de Reclamações!!!... Asseguro-vos que não tem folhas e... é capaz de fazer mossa... no reclamante!!
Lembro-me das 1ªs vezes que entrei nessa casa de repasto, ainda muito miúda, e de ficar banzada com a decoração!!!... Não quero estragar a surpresa a quem ainda não conhece mas gostaria de partilhar uma imagem (que me impressiona até hoje!!) de um poster afixado, ao fundo do balcão (acho que hoje já não está muito visível!), com um senhor bastante forte, sentado à mesa, a mastigar de boca cheia e um ar de plena satisfação. O repasto assemelha-se a uma espécie de puré de cacau, acabado de servir no prato por colher. Os dizeres eram qualquer coisa como isto: "Eat shit! 4.200.000 (não me recordo do número com precisão!) million can't be wrong!"
IMPRESSIONANTE! Acho que não vou esquecer tão cedo aquela imagem que tanto me impressionou em miúda! Essa e outra do Frank Zappa! Mas essa já não se vê e a minha memória (ou falta dela) não me permite descrevê-lacom exactidão!

aminhapele disse...

Por aselhice informática, o último comentário foi atribuído ao autor, o que expressões como "quando era miúda" poderão fazer desconfiar!!... O seu a seu dono!!