quarta-feira, 21 de março de 2007

CHEGOU A PRIMAVERA!




Peço desculpa por vir interromper as nostalgias dos senhores bancários, mas é por uma boa causa!


É que hoje é o Dia Mundial da Árvore e acumula com o Dia Mundial da Poesia!



É também o dia em que COMEÇA A PRIMAVERA!
(no hemisfério Norte, onde nos encontramos, portanto!
e com o solstício do Sol sobre o Equador, a noite dura tanto como o dia!

E eu acho uma coincidência feliz, por sentir nas árvores entes cheios de poesia. Ao contrário das flores, que acho bem prosaicas. É
subjectivo, claro.
De qualquer forma, as flores têm um papel essencial na Primavera. Posso incluí-las na minha cosmogonia como prosa poética! :-)

Para festejar estas datas, decidi aqui postar uma poesia (repararam, o ano passado foi o ano em que morreram os poetas?) de Eugénio de Andrade.

Entre pinheiros três casas.
Uma azenha parada.
Uma torre erguida
de fraga em fraga
contra o céu de cal.
E um silêncio talhado
para o voo do moscardo
alastra de casa em casa,
sobe à torre abandonada
e sobre a azenha parada
tomba desamparado.

Acho que é uma poesia particularmente cheia de sons e luz e cor. Chama-se Paisagem. E as paisagens (de todos os tempos, com os vestígios dos diferentes Homens que as habitam) são o meu objecto de estudo. Não é a forma como v(iv)emos a vida, em cada momento, uma questão de escala, entre a grande angular e a macro? Mas existe sempre algo de 'eterno' numa paisagem... Daí o belo e a poesia...

Foi só um momento de pausa...
"Pedimos desculpa por este momento de poesia, a prosa segue dentro de momentos" :-)

12 comentários:

aminhapele disse...

PRIMAVERA!
Gosto òbviamente de Eugénio de Andrade.
Deixo-te,dentro da celebração da primavera,um pequeno excerto,em prosa:
"....A montanha,desde que saímos da quebrada compôs-se,parece que voltou a adquirir confiança em nós,como se estivesse pendente de saber quem podia mais,ou quem tinha razão,ou quem tinha a força.Mas eu acabei por suspeitar que a montanha não estava a pensar em quem tinha a força,nem em quem tinha o poder da destruição,acabei por pensar que a montanha se inclinava a favor de quem andava dentro dela desde há muito tempo...."
Creio que quando a montanha não se inclina,começa mesmo a Primavera.
Já agora,manda palpites sobre a autoria da "prosa"!
Beijo.

Anónimo disse...

Ah! Mas a Maria promete!...

Pelas alminhas: não peça desculpa pelo momento de poesia!
Ande. Continue.
Cá por mim... Gosto. E muito.
(Fui feito duma massa que já não se fabrica - pensava eu... Ainda bem que me engano...)

Quanto aos palpites sobre o autor da prosa (embora a pergunta d'amp não seja para mim)... "Tou" a topar...
Mas não tenho a certeza... Será o Torga, nos Novos Contos da Montanha? Ou mesmo dos Contos da Montanha?
Abraço ao pai
beijo à filha
mc

Anónimo disse...

... Nem de propósito! Acabei de ler, mesmo agora:
«Eu não vivo em sonhos mas sim na contemplação de uma realidade que talvez seja o futuro.»
Rainer Maria Rilke
(apud PÚBLICO, “ESCRITO NA PEDRA”)

mc

aminhapele disse...

Caro mc:
Quanto a palpites Frio!Muito frio,mesmo.
Vá ao TIROMANTE,que terá lá uma ajudinha.
Quanto a poesia:é mesmo com a Maria!

Tozé Franco disse...

Viva a Primavera. Viva os passarinhos nas árvores, etc...

E agora a minha contribuição para o dia Mundial da Poesia:

Grande poeta é o povo
Que faz versos sem rimar
Fui p'ra uma cama pequena
Ai, fiquei c'os pés de fora.

Fora de brincadeiras, gostei do poema de Eugénio de Andrade e acho a poesia fundamental para a vida.
Um abraço e espero que não leve a mal a brincadeira.

Zoika disse...

É sempre um prazer ler os posts da Maria!!...

Anónimo disse...

Frio?
Pelos vistos gelado...
(Também, com este vento polar, a vir por aí abaixo!...)
OCL?
Não, não ia lá...
mc

Rini Luyks disse...

Caro Aminhapele,

se quiser podemos continuar o jogo de xadrez no meu blogue anacruses, post de 3 de março.

Um abraço.

Anónimo disse...

olá!
Zoika, não me gozes. E insisto que sou mais alta do que tu!:-)

aminhapele, eu também, teluricamente, voto no Torga. Não sei qual livro. Mas não é raro que fale de montanhas... Conhecem aquela poesia: "Serra!.../E algo em mim desperta (...)" Linda!

mc: brigado pelo elogio! embora não o conheça e não saiba exactamente de que tipo de "massa" estamos a falar :-)

todos: Gozem bem a Primavera!

Jorge P. Guedes disse...

COM Eugénio ou com outro dos grandes poetas portugueses, pouco importa, é uma questão de pormenor.

Importante é cantar a chegada do reinício da formação da vida!

E o meu amigo fê-lo!

Um abraço do sineiro.

aminhapele disse...

Jorge:
o SEU A SEU DONO.
Esta postagem não é minha,embora eu a subscreva totalmente,e sem reservas.
É da Maria.
Um abraço.

Anónimo disse...

Não nos conhecemos?
Homessa!
Então dirige-se a mim. E pelo nome. MC, nem mais! E eu dirijo-me a si, e chamando-a de Maria...

Claro que nos "conhecemos".
Quantos não "conheço" desta maneira...
Olhe, o Jorge G. Só o conheço destas andanças... E somos amigos!
(Somos ou não somos, Jorge?
Embora já nos tivéssemos pegado por uma coisa de caca... Mas isso já foi há séculos!...)

De que massa falamos, Maria?
Então não está lá tudo? Até o R M
Rilke...

Da massa que não vê na "massa" e no sucesso a qualquer preço a única razão de viver...

Estarei errado?

Ou serei um fóssil para a Maria analisar no seu âmbito de trabalho?

Ciao
mc

PS: Ah! Escreva, escreva mais.
Gosto.
De verdade.
mc

PS2: Ó amp, obrigado pela cunha. Depois lhe pago o que combinámos.
(Top secret!)
Abraço
mc