sexta-feira, 16 de março de 2007

DIA DO ESTUDANTE


Tenho muito,mesmo muito,respeito por este dia.

Faz 45 anos que eu,jovem adolescente,subia para o telhado às 2 ou 3 da manhã,e gritava em conjunto com outros estudantes,espalhados pelos vários telhados da cidade:

SOLIDARIEDADE!!!

AUTONOMIA!!!

UNIDADE!!!

Vocês não fazem ideia do que era um telhado há 45 anos.

Vêem hoje os restos nas casas que estão a caír de podres.

Mas foi então que fiz a minha aprendizagem para adulto,interrompida pela guerra colonial.

Mas as palavras que gritavam foram para a vida.

Continuemos a gritar:

SOLIDARIEDADE!!!

UNIDADE!!!

AUTONOMIA!!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Exactamente: faz de amanhã a oito dias (24 de Março) 45 anos!
(Foi antes d'ontem!...)
Culminava uma luta brava em que o futuro Chefe do Governo, então reitor da UL, Marcelo Caetano, tomou uma (precipitada? Impensada? Inconsequente?) inesperada posição pró-estudantes e se demitiu dessa função em protesto do assalto das faculdades pelos "gorilas" enviados pelo MEN, I. G. Teles...
Em Lisboa, estávamos no centro da borrasca: às tantas da madrugada - depois de um dia de correrias pelos arrabaldes da Cidade Universitária, do Campo Grande ao Lumiar, à frente da polícia de choque que, de viseira, escudo e cassetete, carregava sobre os ousados dos "comunas" - às tantas da madrugada, dizia, um comboio de autocarros levou-nos (éramos muito mais de mil, àquela hora), a maioria para a parada do quartel da dita polícia, na Parede, e alguns "privilegiados" (e muito mais perigosos) agentes do mal, a esses levou-os para o forte de Caxias...
E...
(Tanto que fica aqui por contar...)

(Recordo, apenas, duas coisas, sobretudo aos mais novos:
- isto foi ANTES de "Maio de 68"!...
- o governo salazarento confundia, (deliberadamente, claro) opositores a Salazar, à ditadura e ao seu regime, com traidores da Pátria - ou apátridas - e todos metia no mesmo saco com o rótulo de comunistas... (Mas ninguém se deixava intimidar. Ninguém se assustava com o rótulo).
...
mc

Anónimo disse...

Nessa altura era puto e vivia na Avª Sá da Bandeira.Lembro-me muito bem dos grito AUTONOMIA durante a noite.Nessa altura, se a memómria não me engana, os carros da policia eram uns carochas e andavam desorientados.Relembrando o ZECA para " Os Filhos da Madrugada" a SOLIDARIEDADE não é uma palavra vã.
Rocky

Anónimo disse...

Era puto e recordo essa noite. Vivia na Avª Sá da Bandeira e o grito AUTONOMIA ecoava pela velha alta.Se a memória não me engana a policia tinha uns carochas e andavam desorientados.
Recordando o ZECA para " Os Filhos da Madrugada" a palavra SOLIDARIEDADE não era uma palavra vã.
ROCKY

Jorge P. Guedes disse...

Gritemos,pois, e com força redobrada!

Em 62 ainda era cedo para mim, mas senti-os mais tarde, igualmente armados e outros à paisana, gorilas da Pide entrando de bastões de baseball pela Fac. de Letras adentro!

Havia, no entanto, as tais Unidade e Solidariedade que a estudantada cultivava como ninguém!
Como era bonito então!

"Somos filhos da madrugada
Pelas praias do mar nos vamos
À procura de quem nos traga
Verde oliva de flor no ramo
Navegámos de vaga em vaga
Não soubemos de dor nem mágoa
Pelas praias da mar nos vamos
À procura da manhã clara"


Um abraço solidário.
JPG - O Sino da Aldeia porque avisar É preciso

aminhapele disse...

"A maior homenagem que podemos prestar aos combates do passado,dos quais aliás nunca me esqueço,é não nos transformarmos em antigos combatentes.
Há razões para lutar.Sem sofreguidão,sem trágicas emoções,sem ilusões:mas com alegria e humor,fazendo da luta um quotidiano bem disposto,sem épica nem drama,sem crispação.Com pausas,com falta de paciência,mesmo com impaciência,uma ou outra vez.
Não nos levando nunca demasiado a sério,para podermos verdadeiramente manter a seriedade nos combates que travamos.Pequenos é certo,mas indispensáveis.
Um abraço."
Palavras sábias de um amigo que acho dever partilhar.
Aguardo autorização para o identificar.

aminhapele disse...

Já estou autorizado a identificar o meu amigo,autor do texto acima,que nos dá uma autêntica lição de lucidez e de cidadania.
Obrigado,RUI NAMORADO.