terça-feira, 3 de junho de 2008

CONSULTA

- Boa tarde, Doutor. Trouxe finalmente os resultados dos exames que o senhor me pediu. O quê? Ah, estou me sentindo ótimo. Tomei direitinho, a troca do remédio deu certo. Nunca mais senti aquelas coisas, Deus me livre! Esses aí eu nem abri, não entendo nada mesmo. Deus me livre, Doutor, infecção nenhuma! Isso, pode ver. É, mas não chegou a ultrapassar o limite. Mas o que é ácido úrico? Carne? Como pouca, com esse preço... Frutos do mar? Peixe é fruto do mar? Não? Então, ta difícil. Com todo esse litoral que o Brasil tem, Doutor, um quilo de camarão custar os olhos da cara e ainda aumentar o colesterol, to fora! Pão pode ser, mas minha mãe, que já está com Deus, bendita seja, sempre adorou pão. Comia pão com pão! Era irmã de padeiro, filhos de portugueses. Nunca me falou de ácido úrico. Muito menos de qualquer doença relacionada ao pão, foi dar logo em mim? O colesterol ta bom mesmo, né? Graças do remédio que o Doutor receitou? E a minha dieta, não conta? Dois meses comendo peixe com alface e foi o remédio que baixou o colesterol? Sonho com peixe, Doutor. Acordo de noite, olho pro lado e minha senhora virou sereia! Fico fazendo biquinho no espelho do elevador! Não posso ver o mar que quero mergulhar de roupa e tudo. E foi aquela pilulinha amarela? Como é que se chama mesmo? Albertina? Era o nome da minha avó, que Deus a tenha! Ah, estatina. Baixa o colesterol sem precisar gastar uma grana com peixe. Prefiro o peixe frito. Já reparou no cheirinho do peixe frito? Ninguém resiste. É a melhor comida desse mundo. Oquei, vamos adiante. Se me mandassem soletrar triglicerídeos eu perdia o milhão, doutor. Se eu bebo muito? Olha, vou ser absolutamente sincero com o senhor: só bebo uma vez por semana. A segunda vez, só se tiver algum evento, tipo casamento de primo, jantar na casa da sogra, essas coisas. Família grande, sabe como é. Mas quando bebo, bebo bem prá não perder a viagem. Chope tem triglicerídeo? Uísque também? Todo álcool tem? O pão também? Disconjuro. Só falta dizer que a batata frita faz mal... Também? To lascado. Agora que não saio mais do peixe frito com alface. Gama-glute-o-quê? Fígado abalado? Quer dizer que vou ficar só na mineral, não faça isso, Doutor. Uma vez por semana, então...

1 comentário:

Anónimo disse...

Não se perde uma palavra.
Haverá alguém que não veja o filme todinho?
É de mais esse Gerson...