domingo, 29 de junho de 2008

TEÓFILO BRAGA (1843 - 1924)



Um grande vulto do pensamento,quase ignorado.
É recordado como político:foi o 1º Chefe de Governo Provisório,após a implantação da República em 5 de Outubro de 1910,até à eleição do 1º Presidente:Manuel de Arriaga.
Quando este se demitiu,em Maio de 1915,substitui-o como Presidente da República até à eleição de Bernardino Machado.
Mas Teófilo Braga,nascido nos Açores,notabilizou-se acima de tudo como pensador,escritor e ensaísta.
De origem romântica,o fontismo obrigou-o a fazer a transição para o positivismo.
De Comte,mantendo o essencial,teve o génio de criar o positivismo português.
Não pretendo,aqui,deixar a "história" de Teófilo Braga.
É demasiado rica e apaixonante,para ser tratada de forma ligeira.
Para investigadores,deixo o texto da última carta de Teófilo,escrita três dias antes da sua morte,aos seus editores Lelo&Irmão,a respeito da sua nova obra sobre o Romantismo.
Lisboa,24 de Janeiro de 1924
Meus presadissimos amigos:
Desde que recebi os linguados de todo o original manuscrito do Romantismo,tratei de organisar os meus materiaes que ha quatro anos tinha posto para a banda pele força das circumstancias que atravessamos durante todo este tempo.Por isso foi absolutamente impossivel enviar na volta do correio mais original como na sua carta me avisava.
Entrei logo no exame do material que se seguia:Alexandre Herculano e o Romantismo religioso.Esta biografia é extremamente dificil pela abundancia de material compilado de que eu tinha que tomar conhecimento d'aquilo que só convinha a uma recompilação e não para um volume especial.Já envio tres capitulos d'esta biografia em que uma parte do texto é impressa,levando os competentes aditamentos que esclarecem o quadro biografico.Na proxima semana conto remeter o quarto e ultimo capitulo,julgando a sua Historia de Portugal e a das Origens da Inquisição em Portugal.
Todos os dias tenho esperado provas d'estas tres remessas,que me são muito necessarias para medir as proporções d'este estudo.
Eu estou n'uma situação deploravel,não vejo para ler,nem para escrever:preciso de um secretario inteligente que leia e que escreva ao meu ditado.Por dinheiro não ha ninguem que me preste este auxilio;sómente o favor de antigos discipulos meus que me cedem cada um duas horas na semana,ás terças,quintas,sextas e sabados e assim consigo dar forma ao meu pensamento.Pedia agora que a remessa das provas fosse d'acordo com a situação em que me acho,que resulta de favor que me prestam os discipulos que me mostram tão boa vontade.Se já estão impressas algumas folhas do Romantismo muito me interessava para ir fazendo o indice final.
Embora tarde,envia a felicitação do ano novo,o seu velho amigo,
TEOFILO BRAGA



Sem comentários: