terça-feira, 24 de junho de 2008

NOITE DE SÃO JOÃO

Ando um bocado sensível às recordações de infância!
Deve ser a PDI ao ataque!
Lembrei-me de uma cena de há 50 anos...
Estava naquela idade em que os meus pais já me davam um bocadinho de liberdade.
Eu também já estava farto das "fogueiras" no Largo da Manutenção.
Depois de jantar,fui ter com o meu amigo Cámané,que tinha arranjado o "programa" para essa noite de São João.
Estivemos ao paleio,a fazer horas,na Praça 8 de Maio.
Cerca das 10 da noite fomos para a farra!
Um baile numa moradia,que ainda hoje existe,ao fundo da Rua do Brasil.
Não pagámos nada,nem podíamos...,mas aquilo estava muito bom e bem abastecido.
Tomámos uns refrescos (nessa altura não gostava de vinho,nem cerveja),comemos uns doces e fomos para a sala,com um nervosinho por todo o corpo...
Quando entrámos,encontrei logo uma amiga para dançar.
Enquanto dançava,uma miuda "matava-me" com os olhos...
Claro que fui convidar essa miuda,a seguir.
Para aí uma hora depois ainda dançava com ela...
Houve um intervalo,ela foi ter com a mãe e com as amigas.
O Cámané tinha desaparecido e,como estava em terreno estranho,peguei numa laranjada e vim "arrefecer" para o jardim.
Estava a tentar "acalmar",com o meu cigarrito,quando me aparece um rapaz mais velho(para aí com 17 ou 18) a provocar-me,a dizer-me que eu lhe estava a "pôr os cornos" em casa dele,mais uns insultos e não tardou muito andávamos ao murro...
Até ganhei a 1ª parte!
Na 2ª parte,apareceram 3 contra mim...
Como nunca fui nenhum herói,fugi a bom fugir até à Portagem!
Lá descansei,acalmei,recuperei o fôlego e acabei nas fogueiras da Praça Velha!
Esta,foi a minha noite de São João de há 50 anos!
Já nem me lembro do nome da miuda!

1 comentário:

Anónimo disse...

Não. Há 50 primaveras não o conhecia. Mas pelo que hoje topo sempre foi muito guloso...

(Que não é defeito nenhum!)

mc